Dicas Gerais outros

10 Coisas Para Fazer Nessa Quarentena

O COVID-19 é real e a quarentena também. Nós podemos até não ter dado atenção suficiente ao Coronavirus no início, mas hoje eu espero que você esteja levando a sério a gravidade da situação. Esse vírus mostrou que nós realmente não temos controle de nada nessa vida e que as coisas mais simples de fazer são as que nós mais sentimos falta.

Se você é privilegiado o suficiente para poder ficar em casa nesse momento de pandemia mundial, estão aqui algumas dicas de coisas para fazer que podem ajudar você a sobreviver com sanidade e combater a ansiedade nesse período tão difícil. E se você não pode ficar em quarentena por algum motivo, espero que fique tudo bem <3

1. INCENTIVE ALGUÉM

Parece bobo, mas acho que essa é uma das coisas mais importantes em tempos como esse. INCENTIVE ALGUÉM. A situação não está fácil. Muita gente não está podendo abrir seus comércios, muita gente correndo o risco de ficar desempregada, muita gente desempregada, muitos restaurantes de portas fechadas. Então, incentive alguém. Incentive os micro-empreendedores. Incentive os seres humanos com ideias boas. Incentive o serviço de pessoas que estão passando por dificuldades, divulgue para a sua rede de amigos e conhecidos os serviços que as pessoas estão prestando, compartilhe a lojinha online de alguém, compartilhe algum delivery, ajude da forma que puder. Não precisa ser um influenciador com muitos números para isso. Uma ou duas pessoas que você alcançar com essa atitude já faz toda a diferença na vida de alguém. Seja um Incentivador de Pessoas. Especialmente em momentos como esse.

Crédito: Pinterest

2. FAÇA UMA FAXINA

Casa arrumada, mente em ordem. Acredito muito nisso. Que tal aproveitar essa fase para fazer uma faxina completa na sua casa, no seu quarto, no seu armário, em todas as suas coisas? Separe o que é lixo e aquelas coisas que não lhe servem mais. O que der para doar, DOE. Mantenha na sua casa apenas aquilo que lhe acrescenta em algo. Aquilo que lhe cabe, lhe serve, aquilo que você usa. Não acumule coisas que não tem utilidade para você. Fazer uma faxina completa pode fazer uma diferença gigantesca na nossa mente. Mantenha suas coisas limpas e organizadas pois isso refletirá na sua vida.

Crédito: Pinterest

3. PLANEJE A SUA VIDA FINANCEIRA

As coisas não estão fáceis financeiramente falando para a grande maioria das pessoas. Ter que parar de trabalhar ou pausar os seus serviços por conta da quarentena não é fácil e gera um medo muito grande quanto ao futuro da sua vida financeira. Será que o dinheiro que você têm é suficiente para te sustentar ao longo desse período que a gente nem sabe ao certo a duração? Não se desespere. Procure colocar no papel quanto você tem, as contas que você precisa pagar nos próximos meses e também as ideias para sair desse aperto. O que você pode fazer de diferente para ganhar um dinheiro extra sem sair de casa? Abrir uma lojinha de artesanato? Dar aulas online de matemática, inglês, português…? Oferecer algum tipo de consultoria? Não se desespere. Busque por alternativas por mais bobas que pareçam. E peça ajuda para as pessoas que você conhece. Peça auxílio para que elas ajudem a divulgar esse serviço. Organize-se financeiramente. Veja os gastos que pode cortar. Veja se tem algo de valor que você não usa e pode vender pela internet. Busque alternativas e peça apoio às pessoas!

Crédito: Pinterest

4. DESCUBRA OU REDESCUBRA UM HOBBY

A mente vazia e desocupada não costuma trazer pensamentos bons, então o que você acha de procurar um hobby para se ocupar nesse tempo? Ou redescobrir um antigo que você deixou para trás? Pode ser pintura, leitura, criação de conteúdo para as redes sociais, escrever textos sobre algum tema que agrade você, desenhar, cantar, cozinhar… descubra algo que possa ocupar a sua mente e te deixar feliz também. Fazendo isso, você torna o seu período da quarentena muito mais leve.

Crédito: Pinterest

5. EXERCITE A SUA LEITURA

Leia! Mas quando eu diga leia, não estou me referindo às redes sociais. Não é leitura de Instagram. Busque conteúdos que possam te acrescentar em algo. Notícias (mas não só notícias ruins), livros de ficção, livros-reportagem, livros de autoajuda, PDFs informativos, E-books, blogs com alguma temática que seja do seu agrado… existe uma infinidade de opções de leitura que você pode escolher. Exercite sua leitura, assim você estará adquirindo conhecimento e exercitando sua mente. A internet está cheia de PDFs de livros (gratuitos) para você se ocupar. Busque por eles. Vamos compartilhar esses conteúdos gratuitos para incentivar a leitura e a busca por conhecimento.

Crédito: Pinterest

6. PRATIQUE EXERCÍCIOS

Ficar tanto tempo em casa se limitando apenas a movimentos como ir do sofá até a geladeira não é bom para a saúde do seu corpo. Já pensou em se exercitar dentro de casa durante esse período? Você não precisa morar em um lugar enorme. Qualquer cantinho já ajuda. Eu mesma treinei no meu próprio quarto essa semana, com a ajuda do personal Arthur Medina. Tem muitos profissionais produzindo conteúdo gratuito com dicas de exercícios para fazer dentro de casa. E se você não quiser consumir algo assim, pode optar por pagar um profissional para fazer uma consultoria exclusiva para você. Você estaria incentivando o trabalho de alguém – caso você possa gastar esse dinheiro, claro. Mas o importante é se movimentar da forma que for possível. Saia do sofá por 20 minutinhos.

Crédito: Pinterest

7. FAÇA UM DIA DE SPA

Tire um dia dessa quarentena para cuidar de você. Cuidar da pele também reflete no cuidado da mente. Tire um dia para relaxar, fazer uma máscara facial, tomar um banho relaxante com a mente vazia, passar os produtos que você tiver disponíveis para o rosto, passar um creme no corpo, colocar uma roupa limpinha e confortável… cuide de você por dentro e por fora. Não precisa nem ser um dia inteiro dedicado a isso, uma horinha que você tirar de um dos seus dias para fazer isso já faz toda a diferença. Use aquilo que você tiver disponível, sem segredo. Não precisa de toneladas de produtos para isso. Apenas cuide de você.

Crédito: Pinterest

8. RESERVE 10 MINUTOS DO SEU DIA PARA MEDITAR

Meditação é uma atividade que muita gente acredita que não consegue fazer. Eu mesma sou uma delas. Mas existem muitas formas de meditar. Você pode estender um tapetando de ioga na sala e meditar por 10 minutos, pode meditar na sua cama, sentada, por 5 minutos. Busque as ferramentas que tiver e pelo tempo que conseguir. Comece aos poucos. Mas procure tirar esses 10 minutinhos do seu dia para esvaziar a mente e relaxar. Procure concentrar nesses 10 minutinhos apenas pensamentos positivos e felizes. Esse tempinho que você dedica a sua mente pode ajudar e muito a lidar com a ansiedade em tempos assim. Uma dica de aplicativo bem legal com diversos tipos de meditação – inclusive meditação guiada para quem está começando – que pode ajudar muito é o Meditopia.

Crédito: Pinterest

9. ORGANIZE OU RE-ORGANIZE UMA VIAGEM PARA DEPOIS DESSE CAOS

Amanhã, dia 25 de março, era para eu estar no avião com destino a Orlando, nos Estados Unidos, para as minhas férias junto com meu noivo e dois amigos nossos. Foi um pacote super barato que compramos na Black Friday da Decolar, no ano passado, e estávamos extremamente ansiosos por isso. Infelizmente, o COVID-19 estragou nossos planos. Ficamos muito tristes, mas precisamos aceitar as coisas como são. Então, que tal aproveitar esse período para reorganizar uma viagem? Você não tinha nenhuma viagem marcada? Então que tal pensar em alguma para quando tudo isso passar? Ou até para o próximo ano. Escolha um destino, seja no Brasil ou no mundo, que caiba no seu orçamento e faça um planejamento. Deixe para escolher a data depois que tudo isso passar, mas já comece a desenvolver o planejamento financeiro dessa viagem, o roteiro, estudar sobre os lugares e as coisas para fazer. Busque informação. Planejar algo para depois que tudo isso acabar vai ajudar a trazer esperança pelos dias melhores para a sua mente e seu coração. Não importa se você vai decidir ir para Paris ou para a praia mais próxima. Escolha um destino e faça um planejamento.

Crédito: Instagram @fashioncoolture

10. REFLITA SOBRE O IMPACTO DAS SUAS AÇÕES PARA O MEIO-AMBIENTE

Eu sei que tem gente que pensa que é bobagem falar de meio-ambiente, mas esse é um tópico extremamente importante para a humanidade. Eu não sei em que cada um de vocês acredita, mas vocês têm acompanhado as notícias de como a natureza vem atuando durante esse período de quarentena mundial? Vou deixar algumas notícias aqui para vocês se informarem.

Pare para pensar em como as suas ações refletem no meio-ambiente. O que você pode fazer para ajudar nem que seja um pouco? Escolher um dia da semana para não comer carne e diminuir o consumo? Você separa o seu lixo em reciclável e orgânico? Pequenas ações fazem toda a diferença. Você produz muito lixo? Pode diminuir isso de alguma forma? Busque alternativas para fazer a sua parte junto a natureza e ao meio-ambiente. O Planeta Terra é a nossa casa e precisamos mantê-la limpa e organizada. Cuide dela. Faça a diferença. Seja um cidadão sustentável.

Canais de Veneza voltam a ter água cristalina após conter turismo de massa
Epidemia do Covid-19 causou redução na emissão de CO2 na China

Crédito: Pinterest

Espero que essas dicas possam ajudar vocês a passar por essa quarentena de forma um pouco mais leve e positiva. Faça a sua parte e #FiqueEmCasa se você pode. E busque apoiar e incentivar pessoas que precisam nesse momento! Toda ajuda é válida. Não esquece de me seguir no Instagram: @marieraya.

Instagram | Pinterest | Facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: