Califórnia Estados Unidos Guias & Roteiros

Califórnia: Roteiro de Filmes e Séries

Para os apaixonados por cinema e televisão, uma viagem pela Califórnia precisa de um roteiro completo que passe por locações das séries e filmes que mais gostam. Pensando nisso, elaborei esse roteiro incrível – e que deu o maior trabalho, diga-se de passagem – para você que ama esse universo. Vamos nessa?

São Francisco & Norte da Califórnia

A cidade de São Francisco serviu de cenário para diversas obras do cinema e da televisão. Era lá onde se passava a série Três É Demais (Full House), de 1987, o filme Uma Babá Quase Perfeita (1993), estrelada por Robin Williams e o filme Milk: a Voz da Igualdade (2008), com Sean Penn, além de ter aparecido em outras produções. O mesmo acontece com algumas regiões do norte da Califórnia, que serviram de locação para alguns filmes. Confira logo abaixo o roteiro com os locais e mais informações.

REDWOOD NATIONAL PARK

Os fãs de Star Wars talvez reconheçam o local como a Lua Florestal de Endor, em Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983). As cenas com as árvores gigantescas foram gravadas no Redwood National Park, localizado a 5h30 da cidade de São Francisco. O Vale da Morte, ainda na Califórnia, também foi usado como locação.

crédito: Google
crédito: cena de Star Wars Episode VI – The Return of Jedi

NAPA VALLEY

A região vinícola mais famosa da Califórnia, localizada a aproximadamente 1 hora de São Francisco, serviu de locação para as filmagens de Operação Cupido (1998). No filme, pudemos ver o vinhedo e a casa da família Staglin, localizado ao norte da Vinícola Robert Mondavi, na área de Rutherford. Inclusive o local é aberto para visitações e degustações.

LOCALIZAÇÃO: 1570 Bella Oaks Ln, Rutherford, CA 

crédito: cena do filme Operação Cupido

BODEGA BAY

Localizada no Condado de Sonoma, a 1h30 de São Francisco, Bodega Bay foi cenário do clássico thriller Os Pássaros (1963), de Alfred Hitchcok. Ainda que muitas das cenas tenham sido gravadas em estúdio, a vila de Bodega Bay foi palco de algumas delas, como a cena da Potter Schoolhouse, onde os pássaros começaram a atacar as crianças da vila. 

LOCALIZAÇÃO: 17110 Bodega Ln, Bodega Bay, Califórnia.

crédito: cena do filme Os Pássaros
crédito: Google

ILHA DE ALCATRAZ

A Infame prisão de Alcatraz, localizada na Ilha de Alcatraz no meio da Baía de São Francisco, foi inaugurada em 1934, abrigou os principais criminosos dos Estados Unidos e fechou as portas em 1963. Nunca houve registro de fuga na prisão, mas o desaparecimento de 3 prisioneiros em 1962, pouco menos de um ano antes de fecharem as portas, inspirou o filme Alcatraz: Fuga Impossível (1979), com Clint Eastwood. A ilha de Alcatraz também foi palco do filme A Rocha (1996), com Nicolas Cage e Sean Connery, no qual um especialista em guerras químicas do FBI é enviado para uma missão na tentativa de impedir que o general da Marinha lance armas químicas sobre a ilha.

crédito: Google

GOLDEN GATE BRIDGE

A Golden Gate Bridge, cartão postal de São Francisco, é uma das pontes mais famosas dos Estados Unidos e já fez aparições em diversas produções no cinema e na televisão. Um belo exemplo é na abertura da série Full House (Três é Demais), de 1987, que apesar de ter boa parte das cenas gravadas nos estúdios da Warner, em Los Angeles, é ambientada em São Francisco.

crédito: Google
crédito: cena de abertura da série Full House

Acho que também vale afirmar que Hollywood tem uma certa fixação com a destruição da Golden Gate Bridge. Isso acontece em Superman (1978), Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), X-Men 3: O Confronto Final (2006), Planeta dos Macacos: A Origem (2011) e diversas outras produções.

crédito: cena de Superman
crédito: cena de X-Men 3: O Confronto Final
crédito: cena de Planeta dos Macacos: A Origem

BRODERICK STREET

Se você é um fã de Full House (Três é Demais), você sabe bem como é o layout da casa dos Tanner com a porta vermelha. A área externa da casa realmente foi filmada em São Francisco e a casa está localizada exatamente no número 1709 da Broderick Street. A casa foi repintada e a porta não é mais vermelha, mas se você quiser garantir uma foto o ideal é ir de manhã por conta da luz. Vale lembrar que quando é de uma casa que estamos falando, é um espaço privado e não público, então o ideal é tirar a foto em frente a casa e não subir as escadas ou ir até a porta sem permissão, né? Nada de ser um turista sem noção pelo mundo.

LOCALIZAÇÃO: 1709 Broderick Street, San Francisco/CA.

crédito: cena da série Full House

ALAMO SQUARE PARK

Localizado a 1,6km da casa na Broderick Street, o Alamo Square Park é o local onde foi gravada a cena do piquenique da família Tanner, que aparece na abertura de Full House (Três é Demais). As casas de estilo vitoriano ficam entre os números 710 e 722 da Steiner Street.

crédito: cena de abertura da série Full House

STEINER STREET

Aproveitando que estamos ali pertinho da Steiner Street, que tal mudar de set e ir para outra produção? É nessa rua que está localizada a casa da família do filme Uma Babá Quase Perfeita (1993), com o inesquecível Robin Williams. No número 2640, para ser exata. Lembrando mais uma vez que é importante respeitar a casa das pessoas e não “invadir” o espaço sem autorização. Vale sim tirar uma foto com a fachada, mas é sempre bom checar se não está prejudicando ou invadindo a privacidade do morador/proprietário.

crédito: Google
crédito: cena do filme Uma Babá Quase Perfeita

THE CASTRO (BAIRRO)

O bairro Castro, em Eureka Valley, é famoso por sua cultura gay. Localizado a pouco mais de 10 minutos de carro do centro de São Francisco, ele foi o coração do filme Milk: A Voz da Igualdade (2008), que conta a história de Harvey Milk – interpretado por Sean Penn -, supervisor da cidade e ícone dos direitos gays que foi assassinado em 1978.

crédito: Google
crédito: cena de Milk: A Voz da Igualdade

Deserto

A Califórnia é cheia de desertos incríveis e muitas dessas regiões já foram usadas em produções cinematográficas e de televisão. Veja alguns exemplos:

LONE PINE

Localizada no Condado de Inyo, Lone Pine é uma região com pouco mais de 2 mil habitantes e serviu como locação em produções como Gladiador (2000), Homem de Ferro (2008), Transformers: A Vingança dos Derrotados (2009), Django Livre (2012) e Godzilla (2014). Muitas foram gravadas na região de Alabama Hills. O local também foi usado em produções de faroeste.

crédito: Google
bastidores do filme Homem de Ferro
crédito: cena do filme Homem de Ferro
Godzilla

PIONEERTOWN

Pioneertown foi fundada na década de 40 pelo ator Dick Curtis, inspirada nos anos 1880, com um visual cinematográfico, justamente para servir de locação às produções de televisão e cinema. É um set de filmagens “vivo”. Muitos westerns (produções de faroeste) foram gravadas lá, tais como a série de tv The Cisco Kid (1950) e Judge Roy Bean (1955). No total, mais de 50 produções usaram o espaço. Em julho de 2006, partes de Pioneertown foram queimadas em um incêndio. Os bombeiros conseguiram salvar alguns prédios históricos. Em 2019 a população estimada da cidade era de 420 habitantes. a Mane Street, no centro, é aberta ao publico. Por ser um set de filmagem, produções de foto e filmagem comerciais precisam de autorização. Em janeiro de 2019 o local foi usado como cenário da capa do videoclipe Old Town Road, de Lil Nas X & Billy Ray Cyrus. O vilarejo está localizado a 10km do centro de Yucca Valley, entre Palm Springs e Joshua Tree, e lá você encontra uma loja de souvenirs/produtos temáticos, uma biblioteca com os arquivos locais, um motel temático e um restaurante/bar, o Pappy & Harriet’s.

crédito: Google

VASQUEZ ROCKS NATURAL AREA PARK

O Parque localizado a 1 hora de Los Angeles, famoso por suas formações rochosas, foi usado em produções como Star Trek (1966), em vários episódios nos quais as rochas representavam diferentes planetas, The Big Bang Theory (2007) e na série Friends (1994), no episódio “The One with Joey’s Big Break”.

LOCALIZAÇÃO: 10700 Escondido Canyon Rd, Agua Dulce, CA.

crédito: Google

Pasadena

Pasadena é a 6ª cidade mais populosa do condado de Los Angeles e local onde foi ambientada a série The Big Bang Theory (2007). Mesmo que grande parte da produção tenha sido gravada nos estúdios da Warner Bros, em Los Angeles, você pode almoçar em algum Cheesecake Factory, para lembrar da Penny ou procurar uma loja de quadrinhos e lembrar do trio Sheldon, Leonard e Raj. Outras produções também usaram a cidade como cenário. Saiba mais:

GAMBLE HOUSE

Essa icônica casa que foi usada como lar do cientista Doc Brown em De Volta Para o Futuro (1985), foi projetada pela firma Greene and Greene para David B. Gamble, da The Procter & Gamble Company, mais conhecida como P&G. Atualmente ela é aberta ao público para visitas guiadas. A oficina do Doc que vemos no filme é a livraria da casa.

LOCALIZAÇÃO: 4 Westmoreland Pl, Pasadena.

crédito: Google
crédito: cena do filme De Volta Para o Futuro

MAYFIELD SENIOR SCHOOL

Talvez você reconheça Mayfield, a escola preparatória católica para garotas, como a mansão de John Hammond (Richard Attenborough), de Jurassic Park: O Mundo Perdido (1997). Também aparece nas produções O Diabo Veste Azul (1995), com Denzel Washington, e O Professor Aloprado (1996), com Eddie Murphy.

LOCALIZAÇÃO: 500 Bellefontaine Street, Pasadena.

crédito: Google
crédito: cena do filme Jurassic Park: O Mundo Perdido
crédito: cena do filme O Professor Aloprado

RIALTO THEATRE

O Rialto é um teatro de 1200 lugares no sul de Pasadena considerado um dos últimos teatros de tela única na Califórnia, listado inclusive no Registro Nacional de Lugares Históricos. Construído em 1925, foi operado pela Landmark Theatres até ser fechado em 2007. Os Simpsons foi o último filme a ser exibido no local, para cerca de 200 pessoas. Houve dois incêndios no edifício e em 2010 ele foi fechado ao público após parte da fachada cair na calçada. Foi comprado em 2014 por Izek Shomof, desenvolvedor de edifícios antigos no centro de Los Angeles, com a promessa de transformar o local em um espaço de entretenimento. Serviu como locação para o filme La La Land (2016).

LOCALIZAÇÃO: 1023 Fair Oaks Ave, South Pasadena.

crédito: Google
crédito: cena do filme La La Land
crédito: cena do filme La La Land

Los Angeles

Finalmente, Los Angeles. O coração de Hollywood. Quantas histórias foram contadas e ambientadas nessa cidade? A lista de produções é grande, mas eu selecionei algumas-muitas que vale visitar.

LETREIRO DE HOLLYWOOD

O icônico Letreiro de Hollywood aparece em diversas produções do cinema e da televisão para efeito de contextualização, mas em algumas ele tem participação especial. Como é o exemplo do filme Barraca do Beijo (2018), da Netflix, em que uma cena romântica acontece nos pés do letreiro, na produção Amizade Colorida (2011), também em uma cena de casal, e no filme O Dia Depois de Amanhã (2004), onde vemos o letreiro ser destruído.

crédito: cena do filme Amizade Colorida

GRIFFITH OBSERVATORY

O observatório Griffith localizado no Parque Griffith, no topo de Hollywood, chama atenção com seu layout deslumbrante. É um dos pontos turísticos mais visitados da Califórnia e o observatório mais visitado do mundo. A entrada é gratuita, sendo o show do planetário o único evento cobrado: o valor está em torno de 7 dólares para adultos. Essa também é uma locação campeã de filmagens, tendo servido de cenário para produções como La La Land (2016), De Volta Para O Futuro (1985), O Exterminador do Futuro (1984), Juventude Transviada (1955) e diversas outras.

LOCALIZAÇÃO: 2800 E Observatory Rd, Los Angeles, CA.

crédito: Google
credito: cena do filme O Exterminador do Futuro

CALÇADA DA FAMA

A Calçada da Fama é um dos pontos turísticos mais famosos de Los Angeles e se você estiver pela cidade, não vai deixar de passar por lá. Mas se você for fã de The O.C. (2003), essa é mais uma razão para colocar esse lugar no seu roteiro. Quem aí lembra do episódio 22 da 1ª temporada, quando Marissa e Summer vão para Hollywood com Seth e Ryan para encontrar o elenco de “The Valley”, um programa de TV que elas adoram, em uma boate chamada Luna Chicks. Esse clube, na época, chamava-se Deep e estava localizado na 1707 Vine Street. No fim do episódio, os 4 personagens principais andam por uma estrela na Calçada da Fama. A altura exata daquela estrela era na 6301 da Hollywood Blvd.

LOCALIZAÇÃO: 6301 Hollywood Blvd, CA.

crédito: cena da série The O.C.

RODEO DRIVE

Qual é a primeira produção que vem em mente quando você pensa em Beverly Hills? As Patricinhas de Beverly Hills (1995), claro. E que lugar representa perfeitamente bem essa região? A Rodeo Drive, considerada uma das áreas mais caras do mundo, com lojas de luxo e restaurantes caros. Tá aí um lugar onde o meu cartão não passa, rs. A questão é que se você assistiu As Patricinhas de Beverly Hills, você talvez se lembre de uma Cher mau-humorada descendo os degraus da Rode Drive, passando pela fonte e indo às compras. Outra produção também filmada na Rodeo Drive foi Uma Linda Mulher (1990). As cenas de compras, mais especificamente. Uma das cenas icônicas é a de Vivian sendo convidada a se retirar da boutique Boulmiche, após ser analisada dos pés a cabeça por dois vendedores. Mais tarde ela retorna depois de uma farra de compras em outra loja da região apenas para se vingar. A Boulmiche estava localizada na altura 479 da Rode Drive, mas atualmente não está mais lá.

LOCALIZAÇÃO: Rodeo Drive, Beverly Hills, CA.

crédito: Google
crédito: cena de As Patricinhas de Beverly Hills
crédito: cena de Uma Linda Mulher

HOTEL BEVERLY WILSHIRE

O luxuoso hotel onde Vivian do filme Uma Linda Mulher (1990) experimenta a vida boa é – pelo menos a parte externa – o Hotel Beverly Wilshire, em Beverly Hills. Apenas a área externa dele foi usada no filme e sua aparição durou menos de 3 minutos. É comum os turistas tirarem fotos no lobby, eles permitem. A penthouse usada nas gravações, na verdade foi montada pela produção em outro local: no Ambassador Hotel, próximo ponto do nosso roteiro.

LOCALIZAÇÃO: 9500 Wilshire Blvd, Beverly Hills, CA.

crédito: Google
crédito: cena de Uma Linda Mulher

ANTIGO HOTEL AMBASSADOR

O Ambassador Hotel foi inaugurado em 1921, sediou 6 cerimônias do Oscar e tinha uma boate, a Cocoanut Grove, que atraiu grandes nomes como Frank Sinatra e Judy Garland. Mas não é só pelas festas e glamour que o hotel é conhecido. Ele também foi palco do assassinato do senador Robert F. Kennedy, baleado na cozinha do hotel em 1968. O hotel foi fechado em 1989 e transformado em um local de filmagem pelos 16 anos seguintes. Uma Linda Mulher (1990) teve cenas gravadas por lá, assim como Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994), Quase Famosos (2000), Prenda-me Se For Capaz (2002) e dezenas de outros. Hoje em dia, existe um centro de aprendizado com escolas comunitárias nomeadas em homenagem ao ex-senador Robert F. Kennedy funcionando no local.

LOCALIZAÇÃO: 3400 Wilshire Boulevard, CA.

crédito: Google

ELECTRIC FOUNTAIN | BEVERLY GARDENS PARK

Mais uma locação do filme As Patricinhas de Beverly Hills (1995). A Electric Fountain é uma fonte de água com esculturas de arte e iluminação noturna, que está localizada no Beverly Gardens Park. A cena em que Cher tem uma epifania e percebe que está apaixonada por Josh foi gravada lá.

LOCALIZAÇÃO: 9800 Wilshire Blvd, Beverly Hills, CA.

crédito: cena do filme As Patricinhas de Beverly Hills

GREYSTONE MANSION

A Mansão Greystone, em Beverly Hills, teve sua construção finalizada e 1928 e serviu de locação para mais de 50 produções do cinema e da televisão. O local é atualmente designado como um parque público e recebe alguns eventos, mas o mais comum realmente é o uso do espaço para filmagens. Alguns dos principais filmes gravados por lá foram Batman & Robin (1997), X-Men (2000), O Guarda-Costas (1992), a trilogia Homem-Aranha com o Tobey Maguire, Tartarugas Ninjas (2014), além de episódios de séries como Gilmore Girls (2000), Revenge (2011) e The Vampire Diaries (2009).

LOCALIZAÇÃO: 905 Loma Vista Dr, Beverly Hills, CA.

crédito: cena do filme Homem-Aranha
crédito: cena do filme X-Men
crédito: cena da série Gilmore Girls

ESTÚDIOS WARNER BROS

Se você é um grande fã de produções de televisão e cinema, os estúdios da Warner Bros em Burbank, na cidade de Los Angeles, são uma parada obrigatória. Eles oferecem diversos tours pelos estúdios e todos aqueles que fazem garantem que a experiência é incrível. Você visita os sets e as exposições de produções como Friends (1994), Big Bang Theory (2007), Harry Potter e diversas outras. É possível ver os estúdios da Warner ambientados em La La Land, uma vez que Mia trabalha em um café de lá.

LOCALIZAÇÃO: 4000 Warner Blvd, Burbank, CA.

crédito: Google
crédito: cena da série Friends
crédito: cena da série Big Bang Theory
crédito: cena do filme La La Land

THE SMOKEHOUSE

Esse restaurante está localizado próximo ao lote da Warner Bros, em Burbank. Além de ser frequentado por produtores e atores, o estabelecimento criou uma conexão tão forte com a indústria cinematográfica que inclusive serviu de locação para algumas produções. Ele é em La La Land (2016) o restaurante fictício Lipton’s, onde Sebastian toca no piano algumas canções de Natal.

LOCAÇÃO: 4420 Lakeside Dr, Burbank, CA.

crédito: cena do filme La La Land

BRADBURY BUILDING

O edifício Bradbury, no centro de Los Angeles, foi construído em 1893 e é considerado um marco arquitetônico, sendo considerado o prédio comercial mais antigo da região. Serviu como cenário em produções como (500) Dias Com Ela (2009), Blade Runner (1982) e O Artista (2011).

LOCALIZAÇÃO: 304 S Broadway, Los Angeles, CA.

crédito: Google

FOX PLAZA

O arranha-céu de 35 andares e 150 metros de altura é a sede oficial da 20th Century Fox e pode ser visto nos filmes Duro de Matar (1988), como a fictícia Nakatomi Plaza, e Clube da Luta (1999), como um dos prédios destruídos no final.

LOCALIZAÇÃO: 2121 Avenue of the Stars, Los Angeles, CA.

crédito: Google
crédito: cena do filme Duro de Matar

ANGELS FLIGHT

A Angels Flight é uma via funicular ferroviária de Los Angeles construída em 1901 e fechada em outubro de 2013 após um descarrilamento. Apesar de inativo, o local é preservado atualmente como Marco Histórico Nacional e serviu como cenário para uma das cenas do filme La La Land (2016).

LOCALIZAÇÃO: 350 S Grand Ave, Los Angeles, CA.

crédito: Google
crédito: cena do filme La La Land

LOS ANGELES UNION STATION

A principal Estação Ferroviária de Los Angeles foi inaugurada em 1939 e é o maior terminal ferroviário de passageiros do oeste dos Estados Unidos. Ela foi cenário de filmes icônicos como Blade Runner (1982), Prenda-me Se For Capaz (2002) e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012).

LOCALIZAÇÃO: 800 N Alameda St, Los Angeles, CA.

crédito: Google
crédito: cena do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

THE LAST BOOKSTORE

Essa famosa livraria de Los Angeles foi fundada em 2005 e mudou sua localização original para um antigo banco no centro da cidade. O layout do estabelecimento chama atenção, principalmente o cofre do antigo banco. É possível ver a livraria como locação no filme Garota Exemplar (2014) e na série You (2018), da Netflix.

LOCALIZAÇÃO: 453 S Spring St, Los Angeles, CA.

crédito: Google

PINK MOTEL

Localizado na icônica Rota 66, o Pink Motel e o seu restaurante, o Cadillac Jack’s Cafe são um cenário retrô perfeitos que te teletransportam para os anos 50. O Motel tem sete quartos que recriam essa vive da década de 50 e o restaurante totalmente funcional tem, claro, uma jukebox. Eles também têm 28 veículos da mesma época disponíveis para uso. Foi cenário de produções como Drive (2011), The O.C. (2003), Dexter (2006) e Glow (2017).

LOCALIZAÇÃO: 9457 San Fernando Rd, Sun Valley, CA.

crédito: cena da série Dexter

Costa da Califórnia

Para finalizar nosso roteiro, separei alguns lugares da Costa da Califórnia que ambientaram algumas produções ou serviram de locação para outras. Dá uma olhada:

REDONDO BEACH PIER

A série The O.C. era ambientada em Newport Beach, mas a maior parte das gravações eram feitas na área de Redondo Beach. As cenas do píer são um grande exemplo disso, sendo muitas delas gravadas em Redondo Pier. É lá que fica o restaurante, o escritório do Sandy e é o espaço em que os personagens andam de skate e bicicleta. Tudo acontece por lá.

LOCALIZAÇÃO: 121 W Torrance Blvd #103, Redondo Beach, CA.

crédito: Google

REDONDO COFFEE & BAIT SHOP

Mais uma locação icônica da série de The O.C.: o restaurante mostrado como Pier Diner, supostamente localizado em Newport Beach, mas que na verdade se chama Redondo Coffee & Bait Shop e fica em Redondo Beach. Ele aparece em vários episódios da série, inclusive no episódio piloto. Com certeza você reconhecera o café amarelo com bancos verdes.

LOCALIZAÇÃO: 141 Fishermans Wharf, Redondo Beach, CA.

The O.C.

OCEAN BREEZE DRIVE | A CASA DA FAMÍLIA COHEN

Se você passar por Malibu, que tal dar uma espiada na casa da família Cohen, de The O.C.? A casa cuja fachada foi usada para representar o lar da família fica na 6205 Ocean Breeze Drive. Essa residência foi usada apenas para as cenas da área externa da casa. A que serviu de locação para as cenas da área da piscina e da cozinha da família fica algumas casas a frente, no 6210. Lembrando sempre que casas que são propriedade privada devem ser respeitadas! Vale só a passadinha na frente.

LOCALIZAÇÃO: 6205 E 6210 Ocean Breeze Drive, Malibu, CA.

THE BLIND DONKEY

Sabe a cena final de La La Land (2016) em que a Mia entra em um bar que está tocando jazz e descobre que ele pertence ao Sebastian? O local é o The Blind Donkey, é especializado em whiskey e fica em Long Beach.

LOCALIZAÇÃO: 149 Linden Ave, Long Beach, CA.

crédito: Google
crédito: cena do filme La La Land

THE LIGHTHOUSE CAFE

O The Lighthouse Cafe, em Hermosa Beach, nunca mais foi o mesmo depois do filme La La Land. A boate que é vista como vitrine do jazz desde 1949 virou ponto turístico para os fãs do filme. Ela serviu de locação para a cena na qual Sebastian leva Mia para ouvir jazz pela primeira vez.

LOCALIZAÇÃO: 30 Pier Avenue, Hermosa Beach, CA.

crédito: cena do filme La La Land
crédito: cena do filme La La Land

Fim de roteiro! Ufa… se você gostou desse post, não deixa de compartilhar com quem também vai amar! E comenta aqui que outros roteiros você quer ver no blog. Ah, aproveita para me seguir no Instagram que eu estou sempre compartilhando dicas legais por lá: @marieraya.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: