Dicas Gerais Planejamento

7 Coisas Para Checar Antes de Comprar uma Viagem

O consumo das pessoas aumentou ainda mais no online e grande parte da população ativa na internet já comprou algo – ou compra com frequência – por essa plataforma. Assim como com qualquer aquisição de produto online, antes de adquirir uma viagem você precisa checar algumas informações para não ter surpresas e dor de cabeça com as empresas envolvidas. Sendo assim, esse post é para ajudar você a nunca mais errar na hora de fechar a sua viagem dos sonhos.

DAJANELABLOG
crédito: pixabay.com

VERIFICAR A REPUTAÇÃO DA EMPRESA

A regra básica antes de efetuar qualquer compra pela internet é checar a credibilidade da empresa, mesmo que seja uma que você já ouviu falar. Eu sempre uso o Reclame Aqui para medir a confiabilidade das empresas envolvidas nas minhas viagens antes de finalizar a compra e, assim, evitar dores de cabeça no futuro. Usando essa ferramenta, você analisa qual a probabilidade de ter aborrecimentos com a sua compra, como é o relacionamento da empresa com o cliente e se ela resolve os problemas com rapidez e eficácia.

CONFERIR AS ENTRELINHAS

Na hora de comprar um pacote de viagem/voo/hospedagem ou adquirir uma promoção, faça sempre a checagem de todas as informações, especialmente as famosas “letrinhas pequenas” ou “entrelinhas”, e se atente a todos os detalhes que não estiverem claros. Se for promoção, é válida para qualquer data? Se não for, é em uma data que você tem disponibilidade? O hotel ou a companhia aérea são bons e atendem as suas necessidades? O voo tem escalas muito longas ou muito curtas? Pode ser um problema para você? Existe a possibilidade de cancelamento sem multa? Todas essas informações são importantes para você não ser pego desprevenido. E se alguma informação não estiver clara ou especificada na oferta, entre em contato com a empresa para tirar as suas dúvidas sobre aquele produto. Se você souber exatamente o que estiver comprando, não terá dores de cabeça depois.

CHECAR SE O VOO INCLUI BAGAGEM DE MÃO & DESPACHADA

Hoje em dia, é muito difícil encontrar passagens aéreas na classe econômica com bagagem despachada já inclusa. Às vezes, até a bagagem de mão não consta na compra, então é muito importante checar essas informações para poder comparar os preços de passagens aéreas e o custo-benefício de cada uma. Uma passagem mais barata pode sair mais cara por conta da compra das bagagens, então se as opções que você está analisando não incluem as malas, vale comparar o valor de compra de bagagem no site de cada companhia para ver qual sai mais em conta, no final, e qual é a melhor opção para te atender.

CONFIRMAR O TEMPO DE ESCALA DOS VOOS

Já aconteceu comigo de me confundir com a escala de um voo e precisar, uma semana antes, fechar uma diária em hotel na cidade porque em vez de 3h de um voo para outro, o tempo de espera era de 23 horas. Acredite, você não quer ser pego de surpresa com essa informação! Então, cheque duas, três, quatro, quantas vezes forem necessárias! Uma escala muito longa pode exigir que você faça uma reserva em um hotel próximo ao aeroporto. Uma escala muito curta pode ser sinônimo de problema, também. Se o primeiro trajeto atrasar muito, você corre o risco de perder a segunda viagem. Então fique sempre atento a essas informações e analise as opções com calma para decidir qual é a melhor oferta para você.

CHECAR SE EXISTE POSSIBILIDADE DE ESCOLHER O ASSENTO

Eu, Marie, como já diz o nome do blog, amo a vista DA JANELA. Mas, além da vista, é o único lugar no avião que eu consigo dormir um pouquinho mais confortável, na classe econômica. Então, eu sempre tento escolher assentos na janela. Já para o meu noivo, a melhor opção é o corredor pois ele é alto e o assento do corredor fornece um espaço mais confortável que o meio ou até mesmo a janela. Como ultimamente as passagens da classe econômica não tem permitido esse tipo de seleção livremente (você precisa pagar a mais para escolher assentos na janela ou no corredor), é bom checar se você tem direito de escolher ou não o assento. Normalmente, quando não está incluso, você pode tentar selecionar o assento em 3 tentativas: tentativa 1- selecionar o assento no mesmo dia que você efetuar a compra; 2- ligar na companhia aérea perguntando como fazer para selecionar o assento (às vezes dá certo, rs); 3- fazendo o web check-in logo que ele for liberado e escolhendo um dos assentos que eles liberam antes (normalmente tem algumas opções de corredor e janela, mas são bem poucas). Se o assento for algo imprescindível e você fizer questão de escolher a melhor opção para o seu conforto, a alternativa é pagar o valor extra para selecionar o assento do seu interesse.

PESQUISAR A LOCALIZAÇÃO DA HOSPEDAGEM

É inviável ir para qualquer lugar no mundo sem pesquisar antes sobre a região onde você vai se hospedar. O ideal, inclusive, é pesquisar antes de fechar a hospedagem para não ter surpresas nem imprevistos. Cheque se a região tem boa reputação, se é de fácil acesso aos transportes públicos, se é segura, a distância entre ela e os principais pontos turísticos que você quer visitar, se tem bons restaurantes nas proximidades e todas as demais informações que sejam importantes para tornar a sua viagem perfeita.

AVALIAÇÃO E COMENTÁRIOS DA HOSPEDAGEM

Por fim, mas não menos importante, antes de fechar qualquer hospedagem você precisa checar a avaliação e os comentários feitos por hóspedes anteriores, seja no TripAdvisor, no Airbnb, Hotéis.com e por aí vai. Vendo a avaliação das pessoas e os comentários sobre o que gostaram e o que não gostaram, você consegue entender exatamente o que aquele hotel ou hospedagem oferecem de melhor e o que pode não ser tão bom.

Essas são os principais passos que você deve seguir para fechar uma viagem com tranquilidade e confiança. Espero que tenham gostado desse post. Deixem suas sugestões aqui nos comentários e me segue lá no instagram: @marieraya.

Instagram | Pinterest | Facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: