Guias & Roteiros harry potter Inglaterra Londres Viagem

Roteiro de Londres Para os Fãs de Harry Potter

Este, com certeza, é um dos roteiros mais esperados pelos fãs de Harry Potter. Se você já acompanha este blog, você sabe que mês passado montamos um Roteiro da Escócia para os #Potterheads que fez o maior sucesso! Agora, chegou a vez de liberarmos o roteiro de Londres para você leitor que é apaixonado por esse universo criado pela J.K. Rowling! Você sabia que grande parte das gravações dos filmes foram feitas em Londres? E muitas delas foram feitas nas ruas, não apenas nos estúdios (que você também verá por aqui como visitar). Então, vamos começar?

DAJANELABLOG

ESTAÇÃO KING’S CROSS & PLATAFORMA 9¾

Claro que a parada obrigatória mais famosa de Londres para um fã de Harry Potter é a Estação King’s Cross e a sua Plataforma 9¾. O ponto de partida da viagem à Hogwarts. Na história, para pegar o trem com destino à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, o aluno precisa passar pela parede entre as plataformas 9 e 10 e então encontrar a escondida 9¾, de onde ele parte. Como essa plataforma não existe de fato na vida real, foi criada uma representação da mesma – que funciona como uma experiência fotográfica – ao lado da loja temática de Harry Potter localizada na estação. A parede contém a placa da Plataforma 9¾, o carrinho com as malas igual ao do filme e a loja ainda empresta um cachecol (você escolhe a casa tema dele) e uma varinha para você fingir que está atravessando o portal e registrar o momento. Eles têm um fotógrafo, caso você queira comprar uma foto tirada por um profissional mas se um amigo seu tirar com o celular, então você não paga nada! Vale lembrar que o horário de funcionamento da loja, para que você possa tirar a sua foto com todos os itens, é das 8h às 22h – com exceção dos domingos, que é das 9h às 21h.

Uma curiosidade é que, para a gravação das cenas, as plataformas 4 e 5 é que foram usadas, uma vez que a 9 e 10 ficavam separadas pelos trilhos. Sendo assim, a equipe alterou os números 4 e 5 e usaram a barreira entre os dois como a Plataforma 9¾.

LOCALIZAÇÃO: Euston Rd, Kings Cross, London N1 9AL
VALOR: SEM CUSTO
ESTAÇÃO MAIS PRÓXIMA: King’s Cross e St. Pancras

cena de Harry Potter e a Pedra Filosofal
cena de Harry Potter e a Pedra Filosofal
cena de Harry Potter e a Pedra Filosofal

ESTAÇÃO ST. PANCRAS

Nas vezes em que vimos a parte externa da Estação de King’s Cross nas cenas dos filmes – como a do Rony e do Harry voando com o carro sobre a estação para seguir o trem a caminho de Hogwarts – estávamos vendo, na verdade, a fachada da Estação St. Pancras, localizada do outro lado da rua onde está a King’s Cross. Inclusive, se você quiser se hospedar em um hotel de luxo ali na região, o St. Pancras Renaissance Hotel faz parte da estação e é incrível.

LOCALIZAÇÃO: Euston Rd, Kings Cross, London N1C 4QP
VALOR: SEM CUSTO
ESTAÇÃO MAIS PRÓXIMA: St. Pancras e King’s Cross

cena de Harry Potter e a Câmara Secreta

REPTILE HOUSE | LONDON ZOO

Quem não se lembra daquela cena icônica do primeiro filme (Harry Potter e a Pedra Filosofal) na qual os Dursley levam Harry ao zoológico para comemorar o aniversário de Dudley. Ao explorar o ambiente, Harry fica impressionado com uma cobra e se comunica com ela sem mesmo saber de seus poderes. Dudley, então, o empurra para ver a cobra. Com raiva, Harry faz involuntariamente o vidro que separa os dois ambientes desaparecer, deixando Dudley preso. Essa cena foi gravada no Reptile House, no zoológico de Londres! Só que em vez da Píton Birmanesa citada no filme, na vida real aquele recinto é lar da Mamba-Negra.

LOCALIZAÇÃO: Regent’s Park, London NW1 4RY
VALOR: £31,00 ticket adulto | £22,00 ticket infantil (pelo site)
ESTAÇÃO MAIS PRÓXIMA: Camden Town ou Chalk Farm

WARNER BROS STUDIO TOUR | HARRY POTTER

O famoso tour The Making Of Harry Potter, da Warner Bros, é uma das atrações mais famosas do mundo entre os fãs da saga, por se tratar de uma experiência pelos bastidores dos filmes que foram realmente gravados nesses estúdios. É possível ver os figurinos usados nos filmes, efeitos especiais, conhecer partes do Castelo de Hogwarts, a Cabana do Hagrid, a cozinha dos Weasley e o Ministério da Magia, um dos maiores cenários já construídos para o cinema. O visitante também passa pelo Beco Diagonal, a Plataforma 9¾, o Banco de Gringots e até pela Floresta Proibida.

Eu, infelizmente, não consegui ter essa experiência pois minha passagem por Londres foi muito curta e na época os únicos ingressos disponíveis estavam super caros, mas de acordo com o site oficial o ticket adulto simples (+16 anos) custa £47,00. O ticket completo com guia digital e um livreto custa em torno de £57,00. Crianças até 4 anos não pagam. O ideal é comprar e reservar com antecedência pelo site!

LOCALIZAÇÃO: Studio Tour Drive, Leavesden, WD25 7LR
VALOR: £47,00 ticket adulto | £38,00 ticket infantil (5 a 15 anos, acompanhada de um adulto)
ESTAÇÃO MAIS PRÓXIMA: Watford Junction

HARRY POTTER AND THE CURSED CHILD

Harry Potter And The Cursed Child, ou”Harry Potter e A Criança Amaldiçoada” em português, é uma peça escrita por Jack Thorne (baseada na história de J.K. Rowling) que acompanha o filho de Harry, Albus. É uma peça de 2 partes, cada uma com aproximadamente 2h30 de duração, e para assistir ambas você precisa comprar os 2 ingressos! E nem preciso dizer que o ideal é assistir as duas, né? A peça estreou no dia 30 de julho de 2016 no Palace Theater, em Londres, e hoje é exibida em outros lugares do mundo, como nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha e outros. Os valores variam de £15,00 a £80,00 por parte, em Londres. Então para assistir as duas partes da peça, o mínimo que você vai gastar é £30,00. Os valores variam de acordo com os assentos.

LOCALIZAÇÃO: 113 Shaftesbury Ave, London W1D 5AY
VALOR: £15,00 a £80,00 por parte (a peça tem 2 partes)
ESTAÇÕES PRÓXIMAS: Leicester Square, Charing Cross (trem), Tottenham Court Road e Picadilly Circus

crédito: Pinterest

LEADENHALL MARKET

O Leadenhal Market é um mercado coberto construído em 1881 em Londres, que faz sucesso pela sua arquitetura. Por lá você encontra restaurantes, pubs e lojas de diversos segmentos. Mas aí você me pergunta: o que isso tem a ver com Harry Potter? E eu te respondo: esse mercado foi a locação usada para filmar a cena em que o Hagrid leva o Harry ao Caldeirão Furado, para entrar no Beco Diagonal, no primeiro filme da saga. Na época das filmagens, a loja estava vazia, então foi caracterizada como Leaky Cauldron (Caldeirão Furado). Se quiser encontrar a loja, é ao lado da 42 da Bulls Head Passage, dentro do mercado.

LOCALIZAÇÃO: ↠ Leadenhall Market: Gracechurch St, Langbourn, London EC3V 1LT
↠ loja usada como Caldeirão Furado: 2-4 Bulls Head Passage, EC3V 1LU
VALOR: SEM CUSTO
ESTAÇÕES PRÓXIMAS: Monument Station, Bank Station ou London Fenchurch Street Station (trem)

cena de Harry Potter e a Pedra Filosofal
cena de Harry Potter e a Pedra Filosofal

BOROUGH MARKET

Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, o terceiro filme da saga, assistimos logo no início a aventura de Harry em uma viagem até Londres, dentro do Knight Bus. Ele desembarca embaixo de uma ponte no Borough Market, locação escolhida pelos produtores para ser a nova fachada do Caldeirão Furado.

Além de famoso, o Borough Market é o mercado mais antigo de Londres: pouco mais de mil anos de existência! Além de hortifruti, você encontra uma grande variedade de queijos, embutidos, frutos do mar, geleias doces e bebidas. Se você quiser ver o local exato onde ocorreram as filmagens, caminhe até o número 7 da Stoney Street, onde atualmente se encontra uma loja de Tacos (Tacos El Pastor).

LOCALIZAÇÃO: ↠ Borough Market: 8 Southwark Street, SE1 1TL
↠ loja usada como Caldeirão Furado: 7 Stoney Street
VALOR: SEM CUSTO
ESTAÇÕES PRÓXIMAS: London Bridge Station

cena de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
cena de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

MILLENNIUM BRIDGE

Com seu design futurista e seus 470 metros de comprimento, a Millenium Bridge foi inaugurada em 2000, fechada 2 dias depois para o conserto de problemas estruturais, e reaberta em 2002. É uma ponte exclusivamente de pedestres que liga Bankside à cidade e sua participação na saga Harry Potter foi na dramática cena inicial de O Enigma do Príncipe, quando os Comensais da Morte descem até o rio Tâmisa e destroem a ponte enquanto vários trouxas estão atravessando.

LOCALIZAÇÃO: Thames Embankment, SE1 9JE
VALOR: SEM CUSTO
ESTAÇÕES PRÓXIMAS: St. Paul’s Station

cena de Harry Potter e o Enigma do Príncipe
cena de Harry Potter e o Enigma do Príncipe

ST. PAUL’S CATHEDRAL

Dentro da Catedral de São Paulo, a St. Paul’s Cathedral, existe uma escadaria que nos filmes era a escadaria da Torre Norte de Hogwarts, que dava acesso à sala de aula de Adivinhação, da professora Trelawney. Você consegue visualizá-la na cena em que Harry e Rony encontram a bola de vidro que Hermione derrubou após ficar chateada com um insulto da professora durante a aula. A cena é a que antecede a da premonição de Trelawney presenciada por Harry, no filme O Prisioneiro de Azkaban.

LOCALIZAÇÃO: St. Paul’s Churchyard, EC4M 8AD
VALOR: £20,00 (adulto) | £8,50 (criança)
ESTAÇÕES PRÓXIMAS: St. Paul’s Station

cena de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
cena de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

ESTAÇÃO WESTMINSTER (METRÔ)

No filme a Ordem da Fênix, o senhor Weasley fica confuso no metrô a caminho do Ministério da Magia com Harry. A cena foi gravada em uma estação de verdade: a de Westminster, que inclusive fica bem próxima ao local das gravações do Ministério em si. A estação ficou um dia inteiro fechada para as gravações. Ela é uma das mais importantes de Londres, pois fica próxima a diversos pontos turísticos tais como a London Eye, a Praça do Parlamento e a Abadia de Westminster.

LOCALIZAÇÃO: Westminster, SW1A 2JR
VALOR: SEM CUSTO
ESTAÇÕES PRÓXIMAS: Westminster Station (a própria, rs)

cena de Harry Potter e a Ordem da Fênix
cena de Harry Potter e a Ordem da Fênix

SCOTLAND PLACE

Ainda no filme A Ordem da Fênix, quando o Sr. Weasley e o Harry chegam ao Ministério da Magia, o acesso é feito pela entrada de convidados: uma icônica cabine telefônica vermelha, que fica no cruzamento da Scotland Place com a Whitehall Place. A cabine originalmente não é de lá. A produção do filme optou por posicioná-la naquele lugar por conta das gravações mas assim que terminaram as cenas, ela foi retirada.

LOCALIZAÇÃO: Cruzamento da Scotland Place com a Whitehall Place, Westminster, SW1A 2BD
VALOR: SEM CUSTO
ESTAÇÕES PRÓXIMAS: Embankment Station

crédito: onestepwanderer.com
cena de Harry Potter e a Ordem da Fênix
cena de Harry Potter e a Ordem da Fênix

AVENIDA HORSE GUARDS

Mais uma locação do Ministério da Magia pode ser encontrada na Horse Guards Avenue, usada na cena de Relíquias da Morte parte II em que Harry, Rony e Hermione bebem a poção polissuco e entram no Ministério pelo acesso dos funcionários: a descarga de um banheiro masculino. O banheiro, claro, não existe. Ele foi montado apenas para a gravação.

LOCALIZAÇÃO: Avenida Horse Guards, onde os Jardins de Whitehall se cruzam, Westminster, SW1A 2ET
VALOR: SEM CUSTO
ESTAÇÕES PRÓXIMAS: Embankment Station

cena de Harry Potter e as Relíquias da Morte – parte I

CLAREMONT SQUARE

A famosa casa da família Black, localizada no número 12 da fictícia Grimmauld Place, usada como sede da Ordem da Fênix foi, na verdade, filmada na Praça Claremont, em Londres. No filme, a casa fica escondida por um feitiço. Mas se você quiser ver o exato local da filmagem, vá até a praça entre as numerações 20 e 21.

LOCALIZAÇÃO: 20-21 Claremont Square, Islington, N1 9LX
VALOR: SEM CUSTO
ESTAÇÕES PRÓXIMAS: Angel Station

cena de Harry Potter e a Ordem da Fênix
cena de Harry Potter e a Ordem da Fênix

AUSTRALIA HOUSE

O Alto Comissariado da Australia em Londres é a missão diplomática da Austrália no Reino Unido. Além de ser a primeira missão da Austrália é a mais longa ainda ocupada no Reino Unido. O edifício foi construído em cima de um poço sagrado de 900 anos e não é aberto ao público, mas se você quiser ver de fora o local cujo hall de entrada foi usado como cenário do Banco de Gringots nas gravações do primeiro filme, quando Harry e Hagrid vão ao banco pela primeira vez, vale dar uma passada. Quem sabe você consegue dar uma espadinha de longe quando alguém entrar ou sair, não é mesmo?

LOCALIZAÇÃO: 71 Aldwych, WC2B 4HN
VALOR: entrada fechada ao público
ESTAÇÕES PRÓXIMAS: Temple Station

cena de Harry Potter e a Pedra Filosofal

PICCADILLY CIRCUS

No penúltimo filme da saga, Harry, Rony e Hermione fogem dos ataques dos Comensais da Morte no casamento de Bill e Fleur e aparatam na Avenida Shaftesbury, no final da Piccadilly Circus em frente a loja da GAP, sendo quase atropelados por um ônibus. Se você passar por lá, com certeza vai se lembrar.

LOCALIZAÇÃO: 1-7 Shaftesbury Avenue, Soho, W1D 7ET
VALOR: SEM CUSTO
ESTAÇÕES PRÓXIMAS: Piccadilly Circus Station

cena de Harry Potter e as Relíquias da Morte – parte I
cena de Harry Potter e as Relíquias da Morte – parte I

HEATHGATE – CASA DA HERMIONE

Logo no início de Relíquias da Morte parte II, vemos Hermione apagando a memória de seus pais e se preparando para a grande batalha final. Se você quiser ver a casa de sua família, que aparece no filme no momento em que ela sai e anda pela rua, basta ir até o número 7 da Heathgate. Foi lá que essa cena foi filmada.

LOCALIZAÇÃO: 7 Heathgate, Hampstead Garden Suburb, NW11
VALOR: SEM CUSTO
ESTAÇÕES PRÓXIMAS: Golders Green Station

crédito: onestepwanderer.com
cena de Harry Potter e as Relíquias da Morte – parte I

THE HOUSE OF MINALIMA

Miraphora Mina e Eduardo Lima são os responsáveis pelo design dos acessórios produzidos para os filmes da saga Harry Potter. Eles abriram então a The House of Minalima, uma loja incrível com réplicas de muitos desses acessórios. Essa loja é o paraíso dos potterheads em Londres. Se você é um grande fã, precisa conhecer o lugar. Tem uma variedade de produtos maravilhosos! Infelizmente eu só descobri sobre essa loja depois que já tinha voltado ao Brasil, então também acabei não conhecendo.

LOCALIZAÇÃO: 26 Greek Street, Soho, London W1D 5DE
VALOR: SEM CUSTO
ESTAÇÕES PRÓXIMAS: Leicester Square Station

WIZARD CHAMBERS – THE GEORGIAN HOUSE HOTEL

Já pensou em viver uma experiência temática em um hotel de Londres? O The Georgian House Hotel oferece isso. Alguns de seus quartos são câmaras inspiradas no tema Harry Potter, com decoração vintage que remete e muito a decoração de Hogwarts e do mundo bruxo. E não é um quarto só com essa temática: tem as câmaras indicadas para famílias de até 6 pessoas e também os quartos para casais ou viajantes sozinhos. A diária inclui um café da manhã inspirado na saga que dizem ser incrível. Infelizmente, toda essa experiência não sai barata: o valor da diária mais em conta em uma dessas câmaras é de R$1.500,00. Para os quartos que cabem até 6 pessoas pode chegar até quase R$3.000,00. Você pode ver mais sobre os preços pelo site do Booking.

LOCALIZAÇÃO:  35-39 St. Georges Drive, Westminster Borough, SW1V 4DG
VALOR: diárias entre R$1.500,00 e R$3.000,00
ESTAÇÕES PRÓXIMAS: Victoria Station (trem)

Ufa! Esse post deu um trabalhão. Mas valeu, né? Estou louca para planejar uma nova viagem a Londres com tempo para fazer todo esse roteiro. O destino é realmente perfeito para os fãs de Harry Potter. E você? Me conta nos comentários qual o lugar que mais gostou ou qual deles você iria primeiro! Se quiser deixar sugestões, fique à vontade! Vamos compartilhar nossas experiências! E ah… não esquece de me seguir no Instagram: @marieraya. Eu sempre posto muitas coisas legais por lá!

1 comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: